Dicas para melhorar o isolamento térmico

  • Mariana Soares

Ter um sistema de aquecimento ou ar condicionado em casa pode não trazer os benefícios desejados se o isolamento térmico não estiver devidamente otimizado. Casas com isolamento inadequado não só resultam de um consumo elevado de eletricidade, mas também não proporcionam o conforto desejado. Se pretende aprimorar o isolamento térmico sem gastar muito, aqui estão algumas dicas.

  1. Comece de cima para baixo, dando especial atenção ao teto, pois ele desempenha um papel crucial na regulação da temperatura interna. Utilize materiais como lã mineral ou placas isolantes XPS para garantir um isolamento eficaz.
  2. Não subestime a importância das paredes externas, que enfrentam diretamente o vento e a chuva. Opte por um isolamento térmico exterior, utilizando reboco térmico ou placas rígidas para proteger as paredes.
  3. Fique atento à portas e janelas, pois são as principais responsáveis por entradas e saídas de ar. Invista em caixilharia isolante, vidro duplos e fita isolante para evitar perdas de calor.
  4. Termine com o piso. Isolar o chão com materiais como cortiça, lã de rocha ou espuma de poliéster ajudará a manter a temperatura e evitar a humidade, principalmente se morar no rés do chão.

 

Lembre-se que de pequenas melhorias no isolamento térmico podem resultar grandes benefícios.